Os desafios a enfrentar quando se
procura direcionar as ações para a melhoria das condições de vida no mundo são
grandes. Um deles é relativo à mudança de atitudes na interação com o
patrimônio básico para a vida humana: o meio ambiente. Então pensamos, como é
possível, dentro das condições concretas da escola, contribuir para que os
jovens e adolescentes de hoje percebam e entendam as consequências ambientais
de suas ações nos locais onde trabalham, jogam bola, enfim, onde vivem?
A problematização e o entendimento das consequências de alterações no ambiente permitem compreendê-las como algo produzido pela mão humana, que comportam diferentes caminhos de superação.
A solução dos problemas ambientais tem sido considerada cada vez mais urgente para garantir o futuro da humanidade e depende da relação que se estabelece entre sociedade/natureza, tanto na dimensão coletiva quanto na individual. Essa consciência já chegou à escola e muitas iniciativas têm sido tomadas em torno dessa questão, por educadores de todo o país. Por essas razões, vê-se a importância de incluir Meio Ambiente nos currículos escolares como tema transversal, permeando toda prática educacional.
A Educação Ambiental, de acordo a lei n°9.795, de 27 de abril de 1999, deve ser contínuo, permanente da educação Nacional, devendo estar presente em todos os níveis e modalidades do processo de educação formal e não-formal. A Educação Ambiental deve ser entendida como um processo onde a participação e envolvimento de todos é muito importante: família, escola e comunidade, devem estar envolvidas.
Para realmente abordar estes princípios e atingir seus objetivos a Educação ambiental precisa de uma ampla gama de métodos e do preparo dos educadores neste sentido.
É necessário, pois, a implantação de uma escola cidadã, onde os alunos tenham acesso a uma educação de qualidade, capaz de assegurar o conhecimento historicamente acumulado, sem preconceitos, sem discriminação, discutindo sua autonomia e educando para que o aluno seja capaz de encontrar resposta do que pergunta (GADOTTI, 1995).
A problematização e o entendimento das consequências de alterações no ambiente permitem compreendê-las como algo produzido pela mão humana, que comportam diferentes caminhos de superação.
A solução dos problemas ambientais tem sido considerada cada vez mais urgente para garantir o futuro da humanidade e depende da relação que se estabelece entre sociedade/natureza, tanto na dimensão coletiva quanto na individual. Essa consciência já chegou à escola e muitas iniciativas têm sido tomadas em torno dessa questão, por educadores de todo o país. Por essas razões, vê-se a importância de incluir Meio Ambiente nos currículos escolares como tema transversal, permeando toda prática educacional.
A Educação Ambiental, de acordo a lei n°9.795, de 27 de abril de 1999, deve ser contínuo, permanente da educação Nacional, devendo estar presente em todos os níveis e modalidades do processo de educação formal e não-formal. A Educação Ambiental deve ser entendida como um processo onde a participação e envolvimento de todos é muito importante: família, escola e comunidade, devem estar envolvidas.
Para realmente abordar estes princípios e atingir seus objetivos a Educação ambiental precisa de uma ampla gama de métodos e do preparo dos educadores neste sentido.
É necessário, pois, a implantação de uma escola cidadã, onde os alunos tenham acesso a uma educação de qualidade, capaz de assegurar o conhecimento historicamente acumulado, sem preconceitos, sem discriminação, discutindo sua autonomia e educando para que o aluno seja capaz de encontrar resposta do que pergunta (GADOTTI, 1995).
Objetivo geral:
Despertar uma consciência critica nos alunos sobre as graves questões ambientais do país, a partir de um trabalho dirigido à comunidade escolar brasileira.
Despertar uma consciência critica nos alunos sobre as graves questões ambientais do país, a partir de um trabalho dirigido à comunidade escolar brasileira.
Objetivos específicos:
1. Promover educação ambiental no ambiente escolar, de forma a auxiliar na formação de professores e alunos multiplicadores da informação para a comunidade;
2. Estimular práticas que levem a integração entre as séries, disciplinas, escola, meio e a comunidade;
1. Promover educação ambiental no ambiente escolar, de forma a auxiliar na formação de professores e alunos multiplicadores da informação para a comunidade;
2. Estimular práticas que levem a integração entre as séries, disciplinas, escola, meio e a comunidade;
3. Composição
dos temas que abrem possibilidades para uma visão mais ampla e crítica da
questão ambiental;
4. Homogeneização das informações ambientais aos professores, independente da série, disciplina ou grau em que atuem.
4. Homogeneização das informações ambientais aos professores, independente da série, disciplina ou grau em que atuem.
Resultados esperados:
Que no mínimo 95% dos educadores da escola onde o projeto será desenvolvido participem das discussões e se envolva efetivamente no desenvolvimento do mesmo;
Que no mínimo 90% dos educandos sejam envolvidos nas atividades a serem desenvolvidas pelos educadores;
Formação de educadores e educandos com conhecimento em educação ambiental que contribuam para disseminação de informações sobre como preservar o meio ambiente;
Que no mínimo 95% dos educadores da escola onde o projeto será desenvolvido participem das discussões e se envolva efetivamente no desenvolvimento do mesmo;
Que no mínimo 90% dos educandos sejam envolvidos nas atividades a serem desenvolvidas pelos educadores;
Formação de educadores e educandos com conhecimento em educação ambiental que contribuam para disseminação de informações sobre como preservar o meio ambiente;
Monitoramento e avaliação:
O monitoramento e a avaliação serão feitos através de relatórios produzidos pelos educadores e espera-se dos educandos que desenvolvam trabalhos acadêmicos relacionados ao tema.
O monitoramento e a avaliação serão feitos através de relatórios produzidos pelos educadores e espera-se dos educandos que desenvolvam trabalhos acadêmicos relacionados ao tema.
Proposta Pedagógica e Metodologia:
1. Serão ministrados 02 cursos com profissionais da área, sendo 01 para professores e 01 para os alunos.
2. Será promovido um evento geral, envolvendo professores, estudantes e demais membros da comunidade, intitulado: “Qual sua responsabilidade com o seu planeta – Aquecimento Global”, que está previsto para o segundo semestre.
3. Os resultados obtidos ao longo do ano de trabalho serão apresentados numa feira do conhecimento sobre “Meio ambiente, Aquecimento Global”, planejada para ser executada no último trimestre de vigência do projeto.
1. Serão ministrados 02 cursos com profissionais da área, sendo 01 para professores e 01 para os alunos.
2. Será promovido um evento geral, envolvendo professores, estudantes e demais membros da comunidade, intitulado: “Qual sua responsabilidade com o seu planeta – Aquecimento Global”, que está previsto para o segundo semestre.
3. Os resultados obtidos ao longo do ano de trabalho serão apresentados numa feira do conhecimento sobre “Meio ambiente, Aquecimento Global”, planejada para ser executada no último trimestre de vigência do projeto.
Rotina de Atividades:
1. Discussão com os professores sobre temas que podem ser abordados, dificuldades, expectativas, sugestões e apresentação do projeto;
2. Levantamento do perfil ambiental das escolas (se possui área verde, horta, separação de lixo, etc.);
3. Levantamento se existe projetos sobre o tema meio ambiente desenvolvido na escola;
4. Envolvimento no planejamento de toda comunidade escolar na semana do meio ambiente a ser desenvolvida na escola;
5. Abordagem dos professores em sala de aula de diversos temas: reciclagem de lixo; água, agrotóxicos, caça ilegal, drogas, noções de saúde, etc;
1. Discussão com os professores sobre temas que podem ser abordados, dificuldades, expectativas, sugestões e apresentação do projeto;
2. Levantamento do perfil ambiental das escolas (se possui área verde, horta, separação de lixo, etc.);
3. Levantamento se existe projetos sobre o tema meio ambiente desenvolvido na escola;
4. Envolvimento no planejamento de toda comunidade escolar na semana do meio ambiente a ser desenvolvida na escola;
5. Abordagem dos professores em sala de aula de diversos temas: reciclagem de lixo; água, agrotóxicos, caça ilegal, drogas, noções de saúde, etc;
Cronograma:
Mês
|
: Fevereiro
|
Março
|
Abril
|
Maio
|
Discussão com os professores
sobre temas que podem ser abordados, dificuldades, expectativas, sugestões e
apresentação do projeto
|
Levantamento do perfil
ambiental das escolas (se possui área verde, horta, separação de lixo, etc.);
|
Planejamento para a semana
do meio ambiente, com envolvimento de toda comunidade escolar.
|
Preparação para a semana do
meio ambiente, elaboração de trabalhos pelos alunos, discussões, etc...
|
|
Palestra sobre o meio ambiente,
para educadores.
|
Levantamento se existe projetos
sobre o tema meio ambiente desenvolvido na escola;
|
Palestra sobre meio ambiente,
para educandos.
|
Junho
|
Julho
|
Agosto
|
Setembro
|
Outubro
|
Semana do Meio Ambiente – 2ª
semana
1ª Avaliação – através dos
trabalhos desenvolvidos na semana do meio ambiente.
|
Recesso Escolar
|
Semana de integração com a
família – convidar a família dos educandos à escola para palestras a serem
desenvolvidas pelos professores com a ajuda dos alunos.
|
Preparação para Feira Cultural
– tema: “Meio ambiente, Aquecimento Global”
|
Preparação para Feira Cultural
– tema: “Meio ambiente, Aquecimento Global”
|
Novembro
|
Dezembro
|
Feira Cultural.
Palestra final com participaçao
de um profissional da área, professores, alunos e comunidade.
|
Avaliação final – através do
envolvimento dos alunos ao longo do projeto e dos trabalhos desenvolvidos na
feira cultural.
|
Recursos Materiais:
1. Materiais escolares (cartolinas, canetas esferográficas, tinta guache, pincéis, etc.) para desenvolvimento de cartazes e outros para semana do meio ambiente e feira cultural.
1. Materiais escolares (cartolinas, canetas esferográficas, tinta guache, pincéis, etc.) para desenvolvimento de cartazes e outros para semana do meio ambiente e feira cultural.
Conclusão:
Trabalhar o tema “meio ambiente” é aparentemente fácil, já que ele vem ganhando cada vez mais espaço em nosso dia a dia. No entanto, é importante não só abordá-lo, mas ter a intenção de criar uma consciência de sua conservação na comunidade escolar, com uma proposta de educação que venha despertar isto desde as séries iniciais até as mais avançadas.
Trabalhar com projetos de aprendizagem abre na sala de aula um espaço para se desenvolver discussões mais amplas, pesquisas e experiências concretas, favorecendo o aprendizado, dando a oportunidade de deixar a população ciente dos problemas e necessidades do mundo. Além disso, permite o intercâmbio entre as diferentes disciplinas que o estudante cursa.
O principal são as mudanças de atitude, ainda que de forma individual, na esperança de que sirvam de exemplo para as gerações mais novas. E, quem sabe, conseguiremos fazer com que a população acorde para a gravidade da problemática. Devemos mudar nossos hábitos urgentemente!
Para finalizar, devemos assumir, desde já, a consciência de que podemos fazer mais pelo planeta; inclusive, ao alertar outras pessoas sobre seus maus hábitos. Basta querer e acreditar que um simples gesto fará a grande diferença.
Trabalhar o tema “meio ambiente” é aparentemente fácil, já que ele vem ganhando cada vez mais espaço em nosso dia a dia. No entanto, é importante não só abordá-lo, mas ter a intenção de criar uma consciência de sua conservação na comunidade escolar, com uma proposta de educação que venha despertar isto desde as séries iniciais até as mais avançadas.
Trabalhar com projetos de aprendizagem abre na sala de aula um espaço para se desenvolver discussões mais amplas, pesquisas e experiências concretas, favorecendo o aprendizado, dando a oportunidade de deixar a população ciente dos problemas e necessidades do mundo. Além disso, permite o intercâmbio entre as diferentes disciplinas que o estudante cursa.
O principal são as mudanças de atitude, ainda que de forma individual, na esperança de que sirvam de exemplo para as gerações mais novas. E, quem sabe, conseguiremos fazer com que a população acorde para a gravidade da problemática. Devemos mudar nossos hábitos urgentemente!
Para finalizar, devemos assumir, desde já, a consciência de que podemos fazer mais pelo planeta; inclusive, ao alertar outras pessoas sobre seus maus hábitos. Basta querer e acreditar que um simples gesto fará a grande diferença.
Referências Bibliográficas
http://www.projetospedagogicosdinamicos.com/ambiente.htm Acessado em 20 de Maio de 2011 às 22h30min.
Nenhum comentário:
Postar um comentário