Projeto Multidisciplinar III

Utilização do Blog para postagem da ATPS: FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DA MATEMÁTICA, para apreciação do professor Cristian realizada pelo grupo; Flavia Souza Ramos RA: 5814132568 ; Maria Clarita RA: 5339986975 ; Milena Soares RA: 5660123172; Milena Santana RA: 5667150149; Valéria Oliveira RA: 5570132417 ; Verismar Alves RA: 5869180543.


/Blog desenvolvido por Milena de Souza Soares RA: 5660123172, para apreciação do professor-tutor responsável pela matéria Projeto Multidisciplinar III-AVA da Faculdade Anhanguera de Guarulhos.

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Entrevista com Andrea Escolástico sobre as principais teorias que influenciaram a pedagogia e a sua prática pedagógica

 Entrevistei Andrea Escolástico de Souza, professora do 5º ano do Ensino Fundamental na EMEF Espiridiom Rosas sobre sua metodologia de ensino, embasadas nas teorias pedagógicas de Piaget e Skinner por exemplo e os ganhos que ela e seus alunos tem a partir disto.
          Enquanto professora Andrea, diz procurar sempre manter uma relação cordial com os alunos, pautada em diálogo e debates, quando necessário; tudo é comunicado e discutido coletivamente.
Antes de iniciar um conteúdo, a mesma procura conversar , explicando o porquê de se aprender tal conteúdo; as regras de convivência em sala e propriamente na escola, são elaboradas pelos alunos num momento coletivo; quando há algum comportamento ou situação que extrapola o aceitável e que acarreta em prejuízo para o grupo, realiza-se uma chamada “mesa redonda”, em que é apresentado o problema e levantam-se alternativas para que seja solucionado; exceção para os casos que devem ser tratados individualmente.
Todas as mudanças e sugestões são bem-vindas e aproveitadas na medida do possível.
Dando espaço para todos e sendo ouvida é a melhor possibilidade da realização de um trabalho de qualidade, embora atualmente haja certa dificuldade em aplicar esse tipo de ação, por conta do pouco tempo para debates e discussões coletivas (currículo muito extenso) e também por falta de comprometimento e imaturidade dos alunos, que nem sempre estão preparados para essas discussões.
Pedagogicamente falando Andrea acredita que não possa afirmar seguir determinada visão pedagógica em detrimento a outra, há uma mescla de posicionamentos a ser adotado, levando-se em conta o tipo de aluno e a quantidade, o conteúdo que será aplicado, o conhecimento prévio que o aluno traz consigo, enfim, uma série de fatores são determinantes na hora de se escolher este ou aquele método.
A educadora acredita que cada visão pedagógica apresenta aspectos positivos, como também negativos e cabe ao professor fazer a avaliação aplicar o que lhe convém em seu universo particular, o da sala de aula.
Ela procura utilizar vários apontamentos dos especialistas, com relação aos conhecimentos pedagógicos: visa adequar o conhecimento a realidade do aluno, adequando o conteúdo de acordo com o nível de aprendizagem em que o aluno se encontra (Piaget); procura reforçar positivamente as ações eficazes dos alunos, realizando a contagem do destaque do mês e colocando um quadro para ser apreciado por todos e assim valorizando as posturas e atitudes – o aluno ganha um “presentinho”, por exemplo um jogo pedagógico (Skinner); realiza atividades que permitam a interação entre os alunos, quer seja através de duplas, grupos ou mesmo agrupamentos produtivos – por similaridade de etapa de escrita; Andrea acredita que para que o aluno se aproprie do conhecimento é preciso que ele tenha uma boa assimilação para então acomodar o que foi aprendido (Vigotsky) e por aí afora; em alguns momentos, ela percebe a necessidade de um registro mais formatado, ou seja, um registro mais formal do conteúdo e, então, faz-se a necessidade de recorrer aos métodos mais tradicionais.
Na verdade, na prática, costuma-se dizer que este ou aquele método é muito bonito, eficiente, mas, na prática do dia-a-dia, deve-se avaliar em que medida podem auxiliar os educadores e serem adequados a nossa realidade; os métodos que conhecemos, em sua grande maioria foi desenvolvido em escolas com poucos alunos, de outros países e com uma cultura bastante diferenciada da nossa.
Por fim, cabe ao professor, adequar a sua prática pedagógica ao momento em que vive, a cultura que o cerca, o tipo de aluno com o qual vai desenvolver seu trabalho, sem nunca deixar de lado a necessidade de se formar alunos aptos a exercerem seus direitos e deveres enquanto cidadãos, afinal essa é a finalidade da educação.            
                Como já fora mencionado anteriormente, a “metodologia” de ensino e aprendizagem de Andrea Escolástico é bastante variada, não há um único método a ser utilizado, o que vai fazer com que se escolha um ou outro posicionamento, diz respeito ao conteúdo a ser abordado, ao momento da aprendizagem, aos fatores externos, enfim, uma série de interferências que faz com que ela opte por aquele ou o outro método.
               Há uma gama de situações que podem e devem ser utilizadas em sala de aula: aulas expositivas, estudo de meio, análise de imagens, entrevistas, debates, exercícios de resolução individual e coletiva, teatro, seminários, entre outras.
Na prática da entrevistada em sala de aula, na hora de planejar a atividade, esta procura antecipar eventuais interferências dos alunos e assim, escolher qual a metodologia que melhor convém.
Aos alunos que apresentam maiores dificuldades na assimilação dos conteúdos, ela organiza duplas produtivas para que um auxilie o outro e oferece atividades paralelas para serem realizadas em casa, após prévia explanação.
             Sobre avaliação A professora diz ser fundamental tanto para se apropriar do conhecimento do aluno quanto para o mestre verificar a eficácia do seu “método”.
            A avaliação deve ser frequente e deve funcionar como parâmetro para a reestruturação de práticas ineficientes.
             Há diferentes formas de se avaliar: verificação dos registros escritos dos alunos, avaliação da participação oral, do envolvimento, da postura do aluno, das avaliações estruturadas, do comprometimento, observação e registro de vivências, entre outros.
            A avaliação deve ainda ser rotina escolar e não deve ser realizada esporadicamente, deve ser frequente e diária e deve incluir um repensar/reflexão da prática do professor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário