Observando uma criança de 9 anos do 4º ano com necessidades
especiais, que possuem um comportamento de uma criança de 5 anos, em contato
com o ábaco.
A primeira atitude ao entrar em contato com o ábaco e
manuseia-lo, foi de encantamento com aquele objeto de cores variadas
supostamente um brinquedo, em seguida puxava as bolinhas para o outro lado e
contava aleatoriamente. Após, perguntei quais eram as cores das bolinhas, ele
respondeu corretamente, em seguida expliquei para que iriamos usa-lo e ele
compreendeu. Montei diversas continhas e fizemos o calculo utilizando o ábaco,
foi muito bom vendo o seu desenvolvimento na utilização deste material, senti que
consigo alfabetiza-lo a matemática através do ábaco. Fiquei tão surpresa que
após terminarmos os cálculos ele segurou o ábaco e começou a fazer como
estávamos fazendo, a minha empolgação foi tanta que coloquei algumas continhas
para que ele tentasse fazer com a utilização do ábaco sem a minha participação,
mas não foi possível.
Já sei que esta forma de ensinar ajuda muito na coordenação
motora no conhecimento das cores e nos números através da contagem, pois a
compreensão é mais clara.
Observação feita na escola municipal Celso Furtado na sala do 4º
ano
Atividade com a utilização
de um ábaco

Nenhum comentário:
Postar um comentário